Canal de Denúncias de Irregularidades

O Canal de Denúncias de Irregularidades permite relatos sobre eventos de desvios de conduta e de não aderência a normas e regulamentações em vigor, como práticas de corrupção, fraudes, actos ilícitos, comportamentos antiéticos, assédio moral, sexual e outras infracções ao código de conduta e integridade do BCS.

Qual é a diferença entre uma irregularidade e uma reclamação?

Ao contrário da reclamação que exprime a insatisfação de um cliente referente à prestação de um serviço ou produto, a denúncia de uma irregularidade é o relato anónimo de uma ocorrência que viole ou comprometa gravemente:
• O cumprimento dos princípios legais, regulamentares, éticos e deontológicos a que estão vinculados os Membros dos Órgãos Sociais e os Colaboradores do Banco, no cumprimento das respetivas funções profissionais;
• A preservação do património de Clientes, Accionistas e do próprio Banco;
• A preservação da imagem e reputação institucional do Banco, bem como as situações susceptíveis de configurar abuso de autoridade ou má gestão.

Quem pode fazer uma denúncia?

• Qualquer cliente que se sinta negativamente afectado(a) diante da violação do Código de Conduta Ética ou para os casos em que o seu problema não foi solucionado pelos canais normais do banco, pode utilizar o Canal de Denúncias de Irregularidades.
• O uso deste canal deve ser feito sob o princípio de boa-fé com indicação dos respectivos fundamentos e não deve ser utilizado para a realização de intrigas, calúnias ou mentiras.
• Fica expressamente assegurado o profissionalismo, sigilo absoluto e o tratamento adequado de cada situação relatada.

Formas de fazer uma denúncia?

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Formulário

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Correio electrónico

irregularidades@bancobcs.ao

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